domingo, 26 de agosto de 2012

Nem tudo é justo

Às vezes eu gostaria de não tomar conhecimento de certas coisas.
 Mas o fato é que a verdade sempre encontra um meio de chegar até mim...
Como eu poderia me esquivar dela, se Jesus é a personificação da própria Verdade?
Quem não gostaria de se encontrar com o Sentido de sua própria existência?

Sim, ela é por vezes muito dolorosa, e difícil de ser aceita!
Mas sua Paixão foi assim, e nem por isso aconteceu sem sentido...
Todos que fomos evangelizados, pelo menos, aprendemos o seu significado!
Ainda que muitos de nós ainda não acreditamos, ou não desejarmos seguir, sabemos perfeitamente o significado da cruz: salvação!

Eu sei que nem tudo é justo em nossas vidas
Muitas coisas poderiam ser diferentes
Ou pelo menos, terminar de uma forma mais suave...

Se existe algo que possa amenizar nossos sofrimentos, nossas dores, curar nossas feridas, apagar lembranças nocivas, e fazer com que elas tenham pelo menos um sentido, é ter em mente, de que somos humanos, temos o direito de errar, de sofrer, estamos expostos à injustiças, mas podemos escolher continuar a amar.

Pois se os malfeitores não compreenderam a dimensão do amor Divino de Cristo e o crucificaram da maneira mais cruel, desumana, humilhante possível... Haverá muitas pessoas que passarão pelas nossas vidas sem compreender também o nosso amor.




domingo, 8 de abril de 2012

Ressurreição

Passei o dia meditando no significado desse dia. Buscando embasamento nos Evangelhos, percebi que cada um narrava de um modo diferente o primeiro momento que Jesus se manifestou ao mundo após a sua Ressurreição.
No livro de São Matheus, conta-se que Jesus se apresenta a Maria Madalena e a outra Maria, mas não fica claro se essa outra Maria era a sua Mãe ou alguma outra Maria. Pedindo a elas que contassem aos outros apóstolos o que elas viram e pedindo que o aguardassem na Galiléia onde o encontrariam. No livro de São Marcos, conta-se que Jesus aparece primeiro à Maria Madalena, mas quando contou aos que andavam deprimidos chorando que Jesus tinha ressuscitado, não acreditaram. Depois aparece à dois discípulos no campo, e por fim aos Onze, sentados à mesa, repreendendo-lhes a incredulidade e a esclerose de coração por não terem acreditado nos que o tinham visto ressuscitado. No livro de São Lucas, a narrativa é que Jesus teria aparecido primeiro a Maria Madalena, Maria mãe de Thiago, Joana e as outras que com elas estavam. Quando contaram aos outros o que tinham visto, não lhes deram crédito. Depois aparece aos discípulos de Emaús, e posteriormente aos Onze, dando ênfase, que não se tratava apenas de um espírito, mas de Cristo, em carne e osso. Entretanto, no evangelho de São João, podemos observar que ele dá enfase, no Encontro Pessoal Com Cristo, que cada um teve ao vê-lo Ressuscitado.
Não há como negar, que o encontro de Maria Madalena foi o mais marcante. Em primeiro lugar, ela não teve medo de se expôr indo até o sepulcro, enquanto que os apóstolos estavam trancados com medo dos Judeus. Sinal de grande personalidade e amor, ela não temia pelas consequências de seu gesto que na verdade era uma obra de Misericórdia. Depois, ela foi muito forte, pois ir até o sepulcro e ver morto, o que representava o Sentido de tudo o que acreditava, era acreditar que tudo podia mudar. Isso nos leva a crer, que o que nos possibilita contemplar o Milagre, é ter a coragem de encarar as cidades dos nossos sonhos em ruínas, e não desmoronar com elas. Mas visitá-las, fazer o que precisa ser feito, e esperar no Senhor. E como não poderia ser diferente, o sabor inigualável do gosto da vitória ao se deparar com seu Mestre, ressuscitado. Ela o reconhece após Ele a chamar pelo nome. E ela se dirige a Ele chamando-o de Mestre.
Nesse dia, Ele se dirige a nós e nos chama pelo nome: Juliana! Maria! João! José... E nós, como nos dirigimos à Ele? Vale à pena refletir, no que Ele realmente representa para nós. Um Deus distante, intocável, misterioso, ou um Deus presente, vivo, íntimo de nosso coração?
E eu fiquei aguardando a tarde toda pela Palavra d'Ele, ansiosa.

" - Sinto-me fraca, esmagada pelo peso dos meus pecados. Em minhas mãos não há conquistas a te ofertar, apenas desilusões a suportar. Busco forças na tua Ressurreição, e a esperança que ela me traz, conforta-me. Mas apenas uma tua Palavra pode me sustentar. Fala comigo Senhor, porque estás tão quietinho? Quem sou eu para te pedir isso, sei que não passo de um sopro, mas para Ti, sou muito importante, pois destes a vida pra me salvar, por isso tenha Misericórdia e fala comigo, encontra comigo como se encontrastes com Maria Madalena.
- Juliana, a paz! Nesse dia quero me fazer presente nos corações pela alegria. Este será o sinal de minha Ressurreição."
Estas são palavras de vida. Aquele que crer que Ele vive, manisfeste sua alegria que é fruto da presença do ressuscitado em seu coração. Apenas sua presença pode nos realizar plenamente e nos conceder a verdadeira paz. Dia de Páscoa é dia de Encontro Pessoal com Cristo. Viva Jesus Cristo para sempre!
08/04/2012 1º dia, manhã de Páscoa.



.

terça-feira, 3 de abril de 2012

A fé nos mostra o caminho

"_ Senhor, às vezes se torna muito difícil abrir mão daquilo que o mundo oferece para me manter na graça. Fica tudo muito confuso, e acabo ficando na dúvida do caminho a seguir.
_ Quando tiveres dificuldade de discernir o caminho, lembre-se, a fé, mostrar-te-á.

_ O sofrimento toma conta do coração, e tendo sempre a inclinar-me à consolações passageiras.

_ Não tenha medo de encarar a Cruz, pois mal algum poderá fazer-te. Apenas, conceder-te a salvação."

Segunda-feira 03/04/2012

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Refazendo o percurso

Às vezes deixamos coisas para trás. Que são necessárias. Precisamos continuar a caminhada, e as vezes precisamos nos desfazer de algo que nos impediria de prosseguir. Só que ás vezes, estamos tão cansados, tão fatigados, que acabamos nos desfazendo de algo que não deveríamos.Foi o que aconteceu comigo a algum tempo atrás. E na tentativa de reencontrar algo que eu não deveria ter me desfeito, descobri que era preciso refazer o percurso na tentativa de encontrar o elo perdido.

Precisava voltar a falar com Deus através da oração. E ouví-lo, acima de qualquer coisa. Mas dessa vez, não bastava guardar cada palavra em meu coração. Eu tinha sede de algo maior, de compartilhar com o mundo.

Nesse primeira postagem de muitas que se sucederão, o início de um diálogo:

" - No silêncio do teu coração, Eu repousarei."
" - E se a angústia tomar conta dele? "
"- Nela, reviverei os mistérios de minha Paixão."
" - E quando a alegria for absoluta?"
" - Nela, serei glorificado."


-------Domingo de Ramos - 01/04/2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

Viva a poesia!

O sol nasce
Por cima das montanhas
Espalha suas cores no céu
Derrama-se no esplendor do mar,
isto é poesia.

A chuva cai
O cheirinho de terra molhada nos contagia
Suas gotas encharcam nosso rosto
Vira festa!
Isto é poesia!

A noite vem
E com ela, a mais bela lua,
Com a lua, as estrelas,
e o coração, incendeia-se...
... de paixão!
Isto é poesia!

Todos dormem,
Cantam os sapinhos
Brincam os morcegos
E as corujas completam o coral.
Isto é poesia!

Morre o homem,
Jaz seu corpo depois de todo uma vida
Bem vivida
Descansa em paz,
Nos braços de Deus.
Todos relembram seus grandes feitos, e até os pequenos.
Revelam-se belíssimas estórias a seu respeito.
Biografias são escritas.
E até ali, vigora a poesia.

E persiste pra sempre,
a poesia.
Viva a poesia!